Artigo:O meu livro quer outro livro - O Diário Secreto de Hendrik Groen

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados

Esta sessão substituiu a que estava programada pela impossibilidade da autora Júlia Nery estar presente.

Iniciou-se a sessão com intervenção sindical a cargo de Maria Helena Gonçalves.

Seguiu-se a troca e apresentação sumária de livros, nomeadamente “Ronda das mil belas em frol” de Mário de Carvalho e a Autobiografia de Mário Dionísio.

Foi então apresentado por multimédia narrativa, o livro “O Diário Secreto de Hendrik Groen aos 83 anos e ¼” . que narra o dia a dia de um grupo de idosos num lar de terceira idade na Holanda, perto de Amesterdão, pela voz de um residente, o senhor Hendrik.

No final da apresentação, perante o silêncio instalado na sala, Natália Bravo fez um breve enquadramento do contexto em que decorreu a história cujo resumo tinha projetado.

As opiniões e reações dos presentes dividiram-se entre os que acharam o conteúdo do livro atual e interessante e os que se sentiram incomodados por um tema depressivo.

O debate estendeu-se às condições atuais da proteção à terceira idade no nosso país tendo como pano de fundo a situação da Holanda, percetiva no livro, país pioneiro na proteção e cuidados com os mais velhos, nas vertentes de saúde, cultura e bem-estar. Concluiu-se, naturalmente, o quase tudo que é necessário fazer, com caráter de urgência, no âmbito da política social perante o atual e progressivo envelhecimento da população portuguesa

No final da sessão realizou-se o habitual lanche para todos os participantes.

Veja aqui o vídeo