Artigo:“Nós somos os rankings! Precariedade, reflexividade e acção social na academia neoliberalizada”

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Ana Ferreira 

“Nós somos os rankings! Precariedade, reflexividade e acção social na academia neoliberalizada” 

Conjuntura Actual Editora/ Edições Almedina, 2023

Nas últimas décadas, o crescimento e a diferenciação do ensino superior e da ciência no nosso país foram acompanhados por uma progressiva precarização dos seus trabalhadores. Contudo, não existe qualquer investigação que caracterize a população académica precarizada em Portugal. É a isto que este estudo pretende dar resposta. 

Avança-se que “este livro realiza esta caracterização e reflete sobre as formas como estes indivíduos reproduzem, resistem ou contribuem para a transformação da academia. Revelam-se longas trajectórias de precarização e os seus impactos laborais e extra-laborais. Estes académicos reproduzem quotidianamente a academia performativa dominante e apresentam uma heterogeneidade de discursos críticos que possibilita-lhes ir resistindo individualizadamente às tensões que vivenciam”. 

No final, um aspeto se destaca. “A generalidade dos inquiridos converge num ponto: a transversalidade funcional e a extensão temporal da precarização na academia, sendo nefasta a múltiplos níveis que estão muito para além do domínio laboral, é igualmente nociva para a concretização do trabalho académico. A presença desta percepção do trabalho que realizam, aponta para que a precarização não serve nem os trabalhadores académicos, nem a academia como um todo, nem a sociedade”.

O projeto de investigação que está na origem deste trabalho continua a desenvolver-se em www.nossomososrankings.pt.

 

Sofia Vilarigues

Autora:

Ana Margarida Grenho Ferreira é investigadora auxiliar no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), onde desenvolve investigação em sociologia da ciência e sociologia da inovação. É dirigente dos Departamentos de Ensino Superior e Investigação do SPGL e da FENPROF.

Texto original publicado no Escola/Informação n.º 305 | Setembro 2023