Artigo:Maioria dos alunos não entende conceitos básicos de matemática

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Maioria dos alunos não entende conceitos básicos de matemática

(DN, 22/06/2016)

"Em média, diz o relatório Equations and Inequalities: Making Mathematics Accessible for All, perto de 50% dos alunos de 15 anos não consegue explicar o conceito de polígono e menos de 30% percebe o que é uma média aritmética."

Num artigo em que se revela que a OCDE denuncia a segregação precoce de alunos, tanto em cursos vocacionais, como nas chamadas turmas nível, como soluções que contribuem para a perda de oportunidades para alunos mais desfavorecidos economicamente.

A OCDE destaca ainda Portugal como um país em que os alunos mais desfavorecidos são os menos autoconfiantes na sua capacidade aprender.

Lê-se ainda:

"E para Lurdes Figueiral, presidente da Associação de Professores de Matemática, esse facto é um alerta adicional, já que, considera, o anterior ministro (CRATO) "divergiu profundamente" das recomendações da OCDE. Nomeadamente, defende ao DN, ao adotar "currículos extensíssimos, muito atomizados, com uma lista enorme de objetivos" e ao "retirar apoios onde eles são precisos, favorecendo [nos créditos horários] as escolas com melhores resultados".

Uma das propostas da OCDE é dar apoio individualizado para os alunos com dificuldades, algo que o atual ministério prometeu fazer a partir do próximo ano letivo."

TOUCHÉ!

João Correia