Artigo:IR-USL - Comemoração do 50º Aniversário do 25 Abril

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

IR-USL - Comemoração do 50º Aniversário do 25 Abril

A Inter-Reformados Lisboa ao comemorar esta data histórica e o que ela representa para os trabalhadores reformados e no ativo, está também a contribuir para que a nossa memória não se apague porque vivemos uma parte das nossas vidas sob o regime fascista de Salazar e Caetano.

Os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, que estamos a comemorar, que deu início à libertação do nosso povo de um regime fascista, tornando Portugal um país livre e democrático, onde todos podemos exercer direitos políticos, sociais, económicos, culturais e religiosos, consoante as suas opções, conforme estabelece a Constituição da República Portuguesa.

Vivemos um momento particularmente difícil, nomeadamente junto dos reformados. A pobreza afeta milhões de pensionistas no nosso país, consequência de um modelo de desenvolvimento assente no emprego precário, baixos salários, que tem repercussões na formação do valor das pensões de reforma, agravados pelo fator de sustentabilidade e pelo aumento da idade de reforma. Esta dupla penalização está a contribuir para aumentar a pobreza que, associada ao brutal aumento do custo de vida e à perda do poder de compra, está a tornar este país mais desigual, onde cresce a injustiça social, nomeadamente junto dos mais vulneráveis.

São os direitos de Abril, que estão a ser desmantelados particularmente a saúde, educação e Segurança Social que contribuem decisivamente para uma maior equidade e justiça social. 

Este nosso almoço comemorativo representa a continuação da luta pela reposição de tudo o que conquistámos com a Revolução do 25 de Abril de 1974 e que está a ser posto em causa com o golpe da direita, patrocinado pelo Presidente da República, que originou o derrube do Governo do PS, marcando eleições antecipadas a 10 de Março, cujo resultado foi a criação de um Governo de maioria mais à direita do que o PS, feito à medida dos interesses dos grandes grupos económicos, sempre prejudicando os mais desfavorecidos.  

Para que estes objetivos não se cumpram, contamos com a participação de reformados e dirigentes sindicais no almoço, precedido de um Debate sob o lema “50 anos de Abril, de lutas e de esperança”. Neste debate contamos com a presença de José Pedro Soares, antifascista, deputado à Assembleia Constituinte e Coordenador da URAP - União dos Resistentes Anti-Fascistas Portugueses, que muito nos honrará com a sua presença e intervenção.   

Saudações sindicais

A Direção da Inter-Reformados/Lisboa
Eugénio Bernardes

A Inter-Reformados/Lisboa vai realizar o almoço comemorativo do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril 1974, no dia 13 de Abril (Sábado), em Setúbal. 

Programa

  • 08h00 – Saída de Lisboa (Sete Rios – Porta Principal do Jardim Zoológico)
  • 09h30 – Chegada a Setúbal
  • Das 10h00 às 12h30 – No Auditório Municipal Cinema Charlot DEBATE “50 anos de Abril, de luta e de esperança”
  • Das 13h00 às 14h30 – ALMOÇO/CONVÍVIO na Escola 2,3 EB Luísa Todi
  • Das 15h00 às 18h00 – Visita cultural à cidade de Setúbal, incluindo o Convento de Jesus, o Castelo de São Filipe e o Museu do Trabalho.
  • 18h30 – Encontro de todo o grupo junto ao Memorial a José Afonso, na Praia da Saúde 
  • 19h00 - Partida para Lisboa

Ementa

  • Entradas (Pão, manteiga, azeitonas, salgadinhos)
  • Sopa de peixe Paella de carnes e mariscos 
  • Bebidas (Vinhos branco e tinto, sumos, águas)
  • Sobremesa 
  • Café

Preço: 30 €uros (inclui: transporte, almoço e visita cultural)     

Para os participantes que se desloquem pelos próprios meios o preço é de 20€.

Inscrições até 8 de Abril para isabelgasparp@hotmail.com

Informações -  tlm. 916624707