Artigo:FENPROF reúne amanhã com MECI | Tempo de serviço é para começar a recuperar em 2024 e outras matérias terão de começar a ser já negociadas

Pastas / SPGL / Setores / Pré-Escolar

FENPROF reúne amanhã com MECI

Tempo de serviço é para começar a recuperar em 2024 e outras matérias terão de começar a ser já negociadas

Amanhã, 3 de maio, pelas 8:30 horas, a FENPROF reunirá com o ministro da Educação. O assunto principal será a devolução do tempo de serviço que continua congelado.

Na reunião anterior, que se realizou em 19 de abril, o ministro informou que a recuperação começaria em 2024, terminando no prazo da Legislatura. Dias depois, o ministro das Finanças contrariou o ministro, adiando o início da recuperação.

Em que ficamos? Quem falou verdade? Pretenderá o governo repetir o que se passou com o IRS, anunciando uma coisa e fazendo outra?

A FENPROF considera que a devolução do tempo de serviço se deverá fazer em 3 anos, iniciando-se ainda em 2024. Não admitirá um adiamento que poderá ser o primeiro passo para o incumprimento.

Na reunião, a FENPROF reafirmará a Proposta que apresentou em 19 de abril, e insistirá na marcação de reunião para discutir o Protocolo Negocial para a Legislatura. Da mesma forma, tentará que sejam agendadas reuniões específicas para: revisão do regime de Mobilidade por Doença; Ensino Superior e Investigação; Ensino Particular e Cooperativo, incluindo o Setor Social.

No próprio dia em que a reunião se realiza, a FENPROF promoverá um Plenário Nacional de Professores e Educadores, online, no qual será dada a conhecer a posição do ministério e discutidas, se tal se justificar, as primeiras formas de luta a desenvolver.

Em 9, 10 e 11 de maio reunirão os órgãos de direção da FENPROF – Secretariado Nacional (9 e 10 de manhã)e Conselho Nacional (10 de tarde e 11) – que tomarão posição face ao programa do governo, ao relacionamento já encetado com o ministério, ao(s) processo(s) negocial(ais) em curso e às eventuais ações a desenvolver, tanto institucionais como de luta.

O Secretariado Nacional da FENPROF