Artigo:Exposição de Clara Leitão, “Desenhos” | 21 de setembro - 2 de novembro 2023

Pastas / Ação Sindical / Espaço ABC

Exposição de Clara Leitão, “Desenhos” | 21 de setembro - 2 de novembro 2023

Nesta exposição Desenhos reúno diversos trabalhos desenvolvidos entre 2019 e 2022, numa reflexão sobre as descobertas que o papel (e por vezes os tecidos) me proporcionaram durante esse período.

Surge por duas vezes o tema da Bela e o Monstro, primeiro abordado em 2020, a preto e branco, e depois a cores, em 2022. O significado desta história, transversal às suas múltiplas variantes, diz respeito ao encontro de uma donzela com um monstro que inicialmente teme mas pelo qual acaba por se apaixonar. É uma história que, na minha interpretação, fala sobre a perda da inocência, sobre o crescimento e suas metamorfoses. Mostra-nos como é possível confrontarmo-nos com uma terrível criatura (uma alusão aos nossos próprios medos e demónios) e nela encontrarmos um companheiro, um aliado, uma parte essencial de nós mesmos.

Monstros, histórias contadas em imagens, caminhos a percorrer, relações simbióticas entre diferentes seres, são temas comuns a todos estes desenhos. Tal como as fábulas e os mitos funcionam como alegorias para os conflitos internos dos seres humanos, e para a humanidade como um todo, também os meus desenhos funcionam como mapas para entender o meu próprio subconsciente e a forma como existo no mundo.

Clara Leitão

 

Biografia

Clara Leitão (1995, Lisboa), estudou na Escola Artística António Arroio (2014) e completou a licenciatura em Design Têxtil (especializando-se em Estamparia) pela School of Textiles & Design, na Escócia (2019).

Estudou Têxteis no National Institute of Design, na Índia (2018).

As suas ilustrações, inspiradas em histórias, sonhos, memórias e observações da natureza, habitam o papel e também os tecidos (através da pintura, da serigrafia e do bordado).

Clara recebeu prémios tais como o The Clothworkers’ Printed Textile Design Prize, em Londres (2019), completou residências artísticas na Dinamarca (2019), Portugal (2020) e Bulgária (2020) e realizou uma escultura pública, para um parque dinamarquês, em colaboração com crianças de uma escola primária (2022).

Vive e trabalha em Lisboa.