Artigo:Escola Informação Nº 287, maio 2019

Pastas / Informação / Escola Informação

O caminho faz-se caminhando

SPGL 1974/2019
45 anos com e para os docentes e investigadores


José Alberto Marques . Presidente do SPGL


Na passagem de mais um ano na história de vida do SPGL, saudamos todos os seus sócios, particularmente os que, há 45 anos, dinamizaram a sua criação e todos os que, de então para cá, com o seu trabalho e empenho, fizeram do SPGL o maior sindicato de professores do país. Nestes anos, percorremos um longo caminho, com vitórias mas também com derrotas, com alegrias e com tristezas, que nos permitem não esquecer, nestes tempos sombrios que vivemos, que não os podemos enfrentar com desalento e desesperança - “só é vencido quem desiste de lutar”.
Criado no dia 2 de maio de 1974, sete dias depois do 25 de abril, por decisão de milhares de professores da Grande Lisboa, o SPGL cresceu como um espaço plural, aberto a perspetivas e sensibilidades diversas e, ancorado num projeto sindical que procura conjugar um sindicalismo combativo em torno de matérias socioprofissionais com uma intervenção preponderante ao nível do sistema educativo, tem sempre trabalhado no sentido de, com a sua ação, contribuir para a Valorização da Profissão e para a construção de uma Escola Pública de Qualidade para Todos.
Em fevereiro de 2017, coloquei em discussão na reunião da Comissão Executiva do SPGL a possibilidade de avançarmos com um projeto de publicação, em 2 de maio de 2024 - por altura do seu 50.º aniversário – da História do SPGL. O projeto foi aprovado por unanimidade, ficando decidido concretizá-lo em dois momentos. O primeiro, no momento em que o SPGL comemora o seu 45.º aniversário, com a publicação de vários textos sobre os momentos mais importantes da vida do Sindicato de 1974 a 1986, aproveitando sempre que possível o saber e a experiência dos seus principais protagonistas. O resultado final desse primeiro momento está plasmado neste Escola Informação - “Memórias Partilhadas”.
O segundo terá lugar até 2024 e com ele pretendemos ver publicado um trabalho objetivo e rigoroso que possa perdurar e testemunhar os passos, tão marcantes para a profissão docente e para a escola pública de qualidade para todos, que foram dados desde a fundação do SPGL.
Termino, agradecendo a todos os intervenientes neste projeto e lançando o repto às duas próximas direções do SPGL que tudo façam para que seja concluído com sucesso.