Artigo:Conversa com Ana Margarida de Carvalho

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

Conversa

com Ana Margarida de Carvalho

Escritora e jornalista, assinou reportagens premiadas, crónicas, ensaios e críticas cinematográficas e literárias. É autora de guiões de cinema e de uma peça de teatro e vencedora do Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores por cada uma das suas três obras de ficção. 

Apresentação do livro | 23 de Abril – 15h – na sede do SPGL

Comemorar o cinquentenário do dia 25 de Abril não é tão somente festejar aquela manhã inicial e limpa que nos devolveu a liberdade, mas também entretecer os fios da memória com a história de um passado de luta e resistência de muitos heróis anónimos que é preciso reescrever, porque a memória individual e coletiva assim o exige. 

E é com as memórias de Joaquim, operário vidreiro da Marinha Grande em 1934, ano da revolta dos operários contra a lei que extinguiu os sindicatos, sobrevivente da prisão do Tarrafal para onde foi enviado pela repressão fascista, que Ana Margarida de Carvalho tece esta obra prima, Que Importa a Fúria do Mar.

Também as memórias da jornalista, Eugénia, bem mais recentes, mas traumatizantes, vêm à tona da água desse mar que aterrorizou a sua infância, que nos separa de Cabo Verde e sempre impediu a fuga dos prisioneiros do Tarrafal.

E tudo isto é muito pouco do que se poderia dizer desta obra ímpar que nos revelou a grande escritora que vamos ouvir, nesta iniciativa incluída na Comemoração dos 50 anos do nosso Abril e do nosso Sindicato.

Everilde Pires