Artigo:Como e quando regressar à escola?

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Como e quando regressar à escola?

Independentemente do esforço que professores e alunos fizeram para minimizar as consequências do confinamento, mediante o recurso ao teletrabalho, a relação pedagógica, que é muito mais do que ensinar conteúdos, exige o regresso ao bulício, ao reencontro, aos namoricos, ao confronto de opiniões, enfim, à vida que nas escolas floresce. A telescola altamente informatizada tem de ser entendida como um interregno, não como uma mudança de paradigma, ao contrário do que alguns escreveram (e pensaram?).
As notícias difundidas admitem como provável o regresso, em maio, dos alunos do 11º e 12º anos; há quem sugira o regresso às creches e quem defenda que também o pré-escolar deveria regressar já em maio. E há quem não entenda o não regresso às universidades e politécnicos.

A matéria é controversa. O SPGL gostaria de conhecer a sua opinião: como e quando regressar? E que balanço faz deste período de teletrabalho? E no que respeita ao ensino superior deve ser o governo ou cada uma das instituições a decidir o regresso? E como garantir a estabilidade dos docentes nestas instituições?

Não hesite: mande-nos a sua visão para inf@spgl.pt. (Indique se aceita a divulgação da sua resposta nos órgãos do SPGL). Obrigado