Artigo:Cidadãos pelo Tejo, a 4 de março, em Vila Velha de Ródão

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Cidadãos pelo Tejo, a 4 de março, em Vila Velha de Ródão

A notícia não é de hoje e o problema muito menos. 

Nos últimos anos, associações ambientalistas e cidadãos comuns têm denunciado descargas de afluentes provenientes de fábricas, como a Celtejo, que têm provocado fenómenos extremos de poluição no rio Tejo e seus afluentes. Diversas foram as iniciativas para denunciar e resolver este problema, mas em vão... Na passada semana, surgiu nas redes sociais mais um vídeo filmado por um drone, onde é escandalosamente visível o fenómeno.

Segundo Paulo Constantino, porta-voz do movimento ambientalista proTEJO, “As águas do rio Tejo estão negras, cheias de mantos de espuma branca e que consubstanciam casos de poluição extrema, devidamente fotogrados e filmados por membros do proTEJO e cidadãos preocupados. Não há vida nem ecossistemas que resistam a esta barbaridade, que configura um crime gravíssimo, pelo que exigimos do Governo que tome medidas imediatas relativamente às licenças de emissões poluentes das fábricas situadas em Vila Velha de Rodão”, no distrito de Castelo Branco."

Face à gravidade da situação, o proTEJO anunciou,  na semana passada, a realização de uma manifestação de protesto contra a poluição do rio Tejo e seus afluentes para o dia 4 de março, junto ao cais de Vila Velha de Ródão.

Paula Rodrigues

 

http://www.mediotejo.net/ambientalistas-anunciam-manifestacao-popular-contra-poluicao-no-tejo-a-4-de-marco/