Artigo:Cidadãos em defesa do ambiente

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Cidadãos em defesa do ambiente

As alterações climáticas e o aquecimento global são um dos principais problemas que afetam a humanidade. Não obstante este facto, governos do mundo inteiro continuam a ignorar esta realidade e mantêm os os mesmos modelos de "desenvolvimento" que, a ritmo alucinante, continuam a destruir os recursos do planeta, a levar à extinção de inúmeras espécies e a destruir a camada de ozono.

Sendo os EUA um dos países mais poluidores do mundo, a recente nomeação para administrador da Agência de Proteção Ambiental dos EUA de Scott Pruitt, um cético assumido do impacto do homem no aquecimento global, é encarada com muita apreensão por parte dos ambientalistas. 

De Inglaterra chegam-nos notícias igualmente preocupantes, uma vez que o governo é acusado de silenciar um relatório sobre o impacto das alterações climáticas que é publicado de cinco em cinco anos.

Segundo o Expresso, neste "... relatório produzido pelo Departamento para o Ambiente, os Alimentos e os Assuntos Rurais (Defra) e publicado no site oficial do governo a 18 de janeiro sem qualquer destaque é sublinhado que o aquecimento global pode vir a duplicar o número de mortos durante ondas de calor na Grã-Bretanha, bem como representar "elevados riscos" para a segurança alimentar e eventualmente levar à danificação das infraestruturas do país por causa de cheias de outros fenómenos naturais decorrentes das elevadas temperaturas.".

Assim, perante a ameaça dos efeitos de decisões políticas por parte dos governos do mundo inteiro, torna-se cada vez mais urgente a criação de meios de comunicação que permitam a divulgação de informação isenta e a mobização dos cidadãos do mundo em defesa do meio ambiente.

Paula Rodrigues