Artigo:8 de Março, hoje?

Pastas / Informação / Todas as Notícias

8 de Março, hoje?

Hoje, dia 8 de março, comemora-se o dia internacional da mulher e, por isso, a imprensa diária publicou diversas notícias sobre o tema. O curioso é verificar que a análise do papel da mulher se centra, sobretudo, na sua relação com o mundo empresarial, esquecendo a intervenção noutros campos como a política, as artes, o desporto, a família...

De qualquer modo, podemos chegar a uma conclusão óbvia: a de que, muito embora tenhamos assistido a uma maior escolarização e intervenção da mulher em todos os domínios, a sua participação nos órgãos decisórios e nos cargos de topo nas empresas ainda está muito longe de revelar a igualdade de oportunidades entre os géneros.

Com efeito, se, atualmente, a maioria dos diplomas superiores é atribuída a mulheres e os doutoramentos corresponderam a 54,8 % (2013), não se compreende o motivo pelo qual, em Portugal, só 28,5% das empresas são lideradas por mulheres  e apenas 14% dos cargos de topo são assumidos por mulheres.

Na política, a situação é semelhante, pois, de acordo com o Diário de Notícias, existe uma “...tendência evolutiva [nos] números. Em 1975, para 250 deputados havia 19 mulheres. Em 1991, quando os deputados passaram a 230, elegeu-se mais uma deputada (20 ao todo). E, nas últimas eleições, entraram na Assembleia da República 76 mulheres, quatro vezes mais do que em 1975.”, ou seja, a presença das mulheres neste cargo corresponde a um terço do total.

Por isso, hoje, urge perguntar: “Faz sentido continuarmos a comemorar o dia internacional da mulher?”...

Paula Rodrigues

http://www.publico.pt/economia/noticia/mulheres-abandonam-mais-depressa-lugares-no-topo-do-que-os-homens-1725466

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-03-08-Empresas-gerem-mal-o-talento-feminino

http://www.dn.pt/sociedade/interior/mulheres-nascem-menos-mas-no-fim-da-vida-sao-o-dobro-dos-homens-5064626.html