Artigo:Visita à Casa Memorial Humberto Delgado – o “General Sem Medo”

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

Visita à Casa Memorial Humberto Delgado – o “General Sem Medo” | 4 de maio 2024

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril realizamos, no próximo dia 4 de maio, uma visita à Casa Memorial Humberto Delgado – o “General Sem Medo”. Também visitaremos a Casa-estúdio Carlos Relvas e a Igreja Matriz da Golegã.

Programa:

09h00 – Partida de Lisboa na paragem de autocarros/Metro do Colégio Militar ao lado do Centro Comercial Colombo

10h00 – Paragem do autocarro em Santarém, no Campo Infante da Câmara (antiga feira da agricultura), para embarque dos inscritos da região.

10h15 – Partida de Santarém

11h00 – Chegada a Boquilobo - Visita guiada à Casa-Memorial Humberto Delgado

  • No largo principal de Boquilobo, aldeia natal de Humberto da Silva Delgado (1906-1965), fica a casa memorial, local de nascimento do corajoso militar, candidato à Presidência da República em 1958 e assassinado pela PIDE em Espanha, e que ficou conhecido como “General Sem Medo”. Este núcleo museológico é dedicado à sua ação política em defesa da democracia e da liberdade em Portugal. 

12h30 – Almoço em restaurante na Golegã

14h30 Visita guiada à Casa-estúdio de Carlos Relvas

  • Inserido num terreno ajardinado da propriedade que tinha na Golegã, Carlos Relvas mandou construir um bonito edifício, onde se combinam o ferro e o vidro, muito ao gosto do Romantismo, que seria o seu atelier e onde viria a dedicar grande parte do tempo à sua paixão pela fotografia. Nas numerosas salas que fez corresponder às diversas fases da fotografia, Relvas guardou os aparelhos mais avançados do seu tempo, expôs técnicas de revelação, colecionou artigos e estudos portugueses e internacionais, estudou e divulgou o processo da fototipia, em que se notabilizou, reuniu um espólio do maior interesse para todos os amadores e profissionais que se interessam pela fotografia.

16h00  Visita à Igreja Matriz da Golegã

  • Igreja Matriz da Golegã, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição, datada do século XVI, constitui um dos mais emblemáticos e mais bem conservados exemplares do estilo manuelino, merecendo especial destaque o seu magnífico portal. O apreço do rei D. Manuel I é muito evidente na própria arquitetura da igreja, pois os seus símbolos pessoais – o escudo real e a esfera armilar – encontram-se colocados em vários pontos do edifício. A igreja é Monumento Nacional desde 1910.

17h00 – Regresso a Santarém e Lisboa 

 


Inscrição até 24 de Abril para: brauliolmartins@gmail.com

Informações: 960 202 007

Preço: 43€ (inclui: transporte, visitas e almoço)

Nota: No almoço está tudo incluído - sopa, prato principal, sobremesa e bebidas. No prato principal temos duas opções: fataça grelhada ou grelhado misto de carne. Na inscrição tem de definir o prato que prefere.

Deve fazer o pagamento para o IBAN do SPGL: 0035 0697 0000 4919 2303 7