Greve Nacional dos Professores, Educadores e Investigadores e toda a Administração Pública | 24 de outubro 2025
Os/as Professores/as, os/as Educadores/as e os/as Investigadores/as exigem o adequado investimento nos serviços públicos e a valorização e melhoria das condições de trabalho dos seus trabalhadores e profissionais.
A proposta de um aumento salarial e a manutenção dos valores atuais, no que diz respeito a outras prestações pecuniárias, nomeadamente, o subsídio de refeição, e o que já se conhece no OE para 2026, não responde às necessidades e reivindicações dos docentes e investigadores, anunciando a continuação da política de desresponsabilização do Estado e de degradação das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores da Administração Pública.
Na área da Educação, bem como na Ciência exige-se uma alteração deste rumo de desvalorização e de adiamento do necessário investimento: é urgente que assim seja.
Assim, os/as Professores/as, os/as Educadores/as e os/as Investigadores/as lutam por:
- Aumento real dos salários;
- Carreiras dignas e valorizadas;
- Valorização da Escola Pública e de todos os Serviços Públicos;
- Medidas estruturais para enfrentar a escassez de docentes que os governos deixaram instalar-se;
- Horários e condições de trabalho justos e legais;
- Avaliação do desempenho justa e sem barreiras artificiais à progressão;
- Resolução da precariedade laboral que continua a ser endémica em setores como o da investigação;
- Aposentação justa e em tempo útil.
Pelos motivos que acima se explicitam, a FENPROF decidiu convocar greve nacional de professores, educadores e investigadores para o dia 24 de outubro de 2025, entre as zero e as 24 horas, convergindo com as demais organizações sindicais representativas de trabalhadores da administração pública no âmbito da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública. Esta greve incide sobre todo o serviço distribuído nesse dia. Os docentes e investigadores que adiram à greve não terão de comunicar previamente, nem em qualquer outro momento, a qualquer entidade a sua decisão.
Ler pré-aviso | Descarregue Cartaz