Artigo:Plenário 1 de Outubro - Eleição da nova Comissão Coordenadora do Departamento

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Organização

Plenário Sindical

No passado dia 1 de Outubro realizou-se no SPGL um plenário de docentes aposentados. Estiveram presentes 54 docentes que trocaram opiniões e sugestões para a organização e funcionamento do nosso departamento que conta actualmente com cerca de dois mil sócios.

Pudemos assim debater sobre as dificuldades e injustiças lançadas sobre os aposentados nomeadamente as regras de actualização das pensões através do designado IAS (Indexante dos Apoios Sociais), que tem como consequência uma actualização das pensões mais baixas igual à verificada na inflação e valores inferiores nas restantes, o que, conjugado com o aumento dos descontos para a ADSE e o aumento do IRS, provocou uma diminuição real bastante elevada nos rendimentos dos professores aposentados.

Foram referidas as grandes dificuldades porque passam já alguns docentes aposentados mais antigos  devido à degradação contínua das suas pensões, tendo sido aprovada uma moção apresentada por alguns colegas, cujo primeiro subscritor era o sócio Daniel Gonzalez, em que se exige “a equiparação de todas as pensões de aposentação aos vencimentos dos professores no activo, em idênticas condições profissionais”.

Salientadas também foram as acções sócio-culturais que o nosso departamento tem organizado como visitas a museus, idas a espectáculos, viagens turísticas e a relização dos cursos de informática que têm aberto as portas das novas tecnologias a muitos colegas. Já se realizaram 6 acções de iniciação em que estiveram presentes cerca de uma centena de docentes.

Pela assembleia foram sugeridas outras acções que irão ser ponderadas pela nova Comissão Coordenadora do Departamento.

Procedeu-se à eleição da nova Comissão Coordenadora do Departamento que passou a contar com os seguintes elementos: Bráulio Martins, Helena Gonçalves, Joaquim Pagarete, Jorge de Brito, Victor Chaves, José Manuel Vargas, Alina Sousa Marcelino, Maria Natália Bravo e Margarida Mascarenhas.