Artigo:PACC - Professores responderam ao apelo do SPGL/FENPROF

Pastas / SPGL / Dep. Contratados e Desempregados

Milhares de professores acorreram aos plenários sindicais convocados pelo SPGL na área da grande Lisboa, faltando ao abrigo da lei sindical à vigilância da PACC. Apesar das muitas pressões do MEC e das direções de algumas escolas muitos professores tiveram a coragem e um sentido ético exemplares e acorreram às reuniões.

As direções de várias escolas tentaram impedir a realização de plenários sindicais nestes casos foram identificados os responsáveis para posterior procedimento criminal por impedimento ilícito da realização de reuniões legalmente convocadas.

Só em duas escolas da nossa área não se realizaram as provas – nas escolas de Santo António e Santo André no Barreiro. Nas restantes, as condições criadas pelo MEC com muitas escolas envolvidas no processo e em cada uma com poucos professores convocados tornaram quase impossível que as provas não se realizassem. Em vários casos bastou a direções e mais um ou outro professor para as viabilizar.

De salientar a elevada adesão de muitos professores que entenderam o que estava em jogo – a dignidade da profissão docente.

O SPGL saúda todos os docentes que numa manifestação de grande coragem, solidariedade e sentido ético recusaram vigiar os seus colegas e compareceram às reuniões sindicais.