Artigo:“O meu livro quer outro livro” foi ao teatro, dia 23 de fevereiro, e nós…fomos também!

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados

“O meu livro quer outro livro” foi ao teatro, dia 23 de fevereiro, e nós…fomos também! 

A 23 de Fevereiro “O Meu Livro Quer Outro Livro” foi ouvir, ver e viver um tributo à poesia, aos poetas e à língua portuguesa, no Salão Nobre do Teatro da Trindade.

O Reservado, espetáculo composto por uma colagem de textos poéticos, de D. Dinis a Camões, de Fernando Pessoa a Eugénio de Andrade ou Mário Cesariny, prendeu-nos o olhar e os sentidos perante os atores que convocaram os poetas para que com eles se instalassem à volta de uma mesa, criando um ambiente a que, num instante, logo aderimos.

Foram então servidos, num ritmo delicadíssimo acompanhado por taças de vinho, belos poemas, num ambiente contagiante de jovialidade, alegria e boa disposição.

Os intérpretes, Helena Laureano, João Ferrador e Leonor Alcácer, a encenadora, usando os corpos num movimento melódico construíram um perfeito e eficaz fio condutor, apoiado pela música de Madalena Palmeirim, entre as vozes e o sentido das palavras dos poemas, que nos foram sendo oferecidos sob as mais variadas formas, incluindo a dança.

Foram estes os 30 poemas selecionados para o espetáculo: “Ai flores”, de D. Dinis, “Centenário das palavras”, de Almada Negreiros, “O nosso mundo” e “Exaltação”, de Florbela Espanca, "Ó áridas messalinas", de Cesário Verde, “Não fiz nada”, “Lá fora onde as árvores são” e “Não digas nada”, de Fernando Pessoa. De Eugénio de Andrade, “Nocturno”, “Sal da língua” e “Amigos”, de Mário Cesariny “Radiograma” e “Migração”. “Poema da autoestrada”, de António Gedeão, “E por vezes as noites duram meses”, de David Mourão-Ferreira, “Irmãs”, de Natércia Freire, e “Colegial”, de José Régio foram outros dos poemas escolhidos.

No fim do espetáculo, numa sala reservada da Cervejaria Trindade, terminou esta sessão do Meu Livro Quer Outro Livro, com um jantar de convívio e com o eco da poesia vivida.

Foi excelente esta sessão no exterior do nosso Sindicato demonstrando como é possível levar este nosso projeto para “fora de portas”

Vídeo em:

Página do facebook do Departamento e em

https://www.youtube.com/watch?v=RJw_JlFtlNU&t=11s