Artigo:O meu livro quer outro livro - "As mulheres com poder e autoridade. O exemplo da mulher grega na Época Clássica"

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

No dia 9 de novembro, o Departamento de Professores Aposentados e o Departamento da Cultura do SPGL levaram a efeito mais uma sessão de “O meu livro quer outro livro”, sob o tema Mulheres com Poder e Autoridade na Grécia Antiga, apresentado pelo professor Manuel Dias Duarte.
A sessão iniciou-se com a apresentação, pela colega Margarida Lopes, do livro Estátua Negra de Sibila Aguiar, disponibilizado para a biblioteca do Departamento.
Helena Gonçalves lembrou alguns temas da luta dos professores que é também dos professores aposentados: contratação coletiva e condições de trabalho e apelou à subscrição das petições. Lembrou ainda a necessidade de estar presente na Manifestação de 18 de novembro, organizada pela Frente Comum.
Manuel Duarte iniciou a sua intervenção, dizendo que deixava ao Departamento um exemplar do vol. II da sua obra Mulheres com Poder e Autoridade em que baseou a sua palestra. O tema situou-se na Grécia antiga e em duas ideias essenciais, de acordo com o autor: as divindades foram criadas a partir de pessoas que existiram e se destacaram por alguma razão e a interpretação dos mitos de acordo com a psicanálise de Jung.
Manuel Duarte referiu algumas figuras femininas gregas que se destacaram pelo seu poder e autoridade e ilustrou a sua apresentação de pinturas ou esculturas célebres que reproduzem as referidas figuras.
As amazonas são uma das referências mais antigas às mulheres guerreiras que lutavam em pé de igualdade com os homens.
Penélope, casada com Ulisses, foi outra das figuras abordadas, assim como Clitemnestra (personagem da Ilíada) ou Safo, poetisa que fundou a mais antiga escola feminina foram outras das figuras referidas. Aspásia de Mileto, mulher culta e hábil política levou Péricles a mudar a lei para poder casar com uma estrangeira.
Múltiplos foram os exemplos de mulheres que se destacaram na antiguidade, num tempo de conceitos diferentes sobre relações entre homens e mulheres e diferentes formas de exercerem o seu poder e influência.
Na obra de Manuel Duarte é recorrente a abordagem de temas no feminino. Merecem um olhar atento, deste ponto de vista, História de Portucália, uma História de Portugal no Feminino e  História das Mulheres na Península Ibérica. 

Veja aqui a reportagem fotográfica