Artigo:Exposição sobre os 40 anos do SPGL

Pastas / Ação Sindical / Espaço ABC


BREVES APONTAMENTOS
ALGUMAS MEMÓRIAS

A atividade do SPGL tem sido sempre desenvolvida no respeito por um sindicalismo que se afirma como amplamente diversificado e participado pelos professores, com espírito crítico e democrático. A sua atividade, diversificada por regiões, assenta na presença quotidiana nas escolas de modo a que a participação dos professores seja uma constante na vida do seu sindicato, o maior sindicato docente do país. Esta matriz, desenvolvida certamente com falhas e imperfeições, visa a defesa de um sindicalismo de massas, lúcido, combativo e capaz de contribuir para um ensino de qualidade, dinamizado por professores profissional e socialmente valorizados, condição básica de uma sociedade onde a democracia seja mais do que uma linda palavra…

O SPGL é um grande polo democrático de reflexão, de energia e de luta do movimento sindical docente. Os professores reconhecem-no como o que os defende em todas as situações, mesmo nas mais adversas.

Por razões de espaço e tempo - e também porque seria demasiado exaustivo - destes 40 anos de trabalho e luta permanentes não se faz aqui um balanço de todas as ações, iniciativas, realizações mais ou menos específicas ou setoriais até hoje empreendidas, mas apenas de algumas que consideramos das mais significativas na história do SPGL, constituindo assim uma mostra sintética dos seus contributos mais marcantes para o ensino e o sindicalismo docente.

Esta exposição, dividida em 4 décadas, pretende mostrar, embora de forma muito sucinta, alguns dos momentos em que o SPGL, com os seus dirigentes, delegados sindicais, sócios e sempre com os professores, contribuiu para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e livre.

maio de 2014