Artigo:Concentração de leitores das universidades junto ao MCTES

Pastas / SPGL / Setores / Ensino Superior e Investigação

Concentração de Leitores

Desde há muito tempo que, atendendo ao grande número de anos de exercício de funções correspondentes a necessidades permanentes das suas instituições, o SPGL e a FENPROF têm vindo a reclamar a passagem para um contrato por tempo indeterminado dos leitores contratados em regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva, à data de entrada em vigor da revisão do ECDU (01/09/2009).
Após muita insistência, o governo apresentou, no início do presente ano, um ante-projeto de decreto-lei. Posteriormente, a FENPROF apresentou uma contra-proposta que ainda não foi discutida porque o MCTES não tomou a iniciativa de convocar uma reunião negocial sobre esta matéria. Consequentemente, muitos destes docentes têm sido forçados a passar ao regime de tempo parcial ou, pior ainda, vêm os seus contratos não ser renovados, gerando problemas graves do ponto de vista das suas condições de vida.
Por este motivo, a FENPROF convocou uma concentração de leitores para o dia 26 de outubro, às 11h, à porta do MCTES. O ministro afirmou que tentaria conseguir agenda para receber uma delegação da FENPROF aquando desta concentração.