Artigo:Alunos com necessidades educativas especiais com meia hora de apoio

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Alunos com necessidades educativas especiais com meia hora de apoio

Em Portugal, existem  78 763 alunos com necessidades educativas especiais integradas em turmas ditas regulares ou em pequenas equipas com os professores do ensino especial e outros técnicos.

Porém, para apoiar e ensinar estes alunos, existem, até agora, 5760 docentes de educação especial e 2276 técnicos de apoio.

Uma das consequências desta grave situação reside no facto de muitos destes alunos terem apenas meia hora de apoio por semana ou estarem integrados em grupos com problemas muito diferentes.

Uma grande percentagem destes professores, colocados nos agrupamentos, trabalham em várias escolas, acabando por terem pouco tempo para se dedicarem aos alunos.

Esta situação impede um verdadeiro acompanhamento destas crianças ou jovens, inviabilizando o desenvolvimento de competências imprescindíveis para a sua independência e integração na sociedade.

Urge, portanto, uma profunda alteração na política educativa que respeita ao ensino especial, o reforço de verbas para a aquisição de materiais didáticos e outros equipamentos, e, sobretudo, dotar as escolas do número de professores e técnicos adequado às efetivas necessidades. Só assim poderemos falar de “escola inclusiva”.

Paula Rodrigues